terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Sobre ser gente grande

  Na sintonia de: Mônica Salmaso - Na volta que o mundo dá




Crescer é evoluir, crescer é descobrir sentimentos que estavam camuflados desde a nossa infância. É tentar compreendê-los e interpretá-los usando a capacidade autodidata. É descobrir tanta coisa durante a vida sem precisar pagar cursinho ou semi-extensivo.
Crescer é não ouvir o que os mais velhos nos falam e dali 5 minutos nos arrepender por isso:

- Caroline, não balança essa cadeira que você vai cair.
- Ah mãe, deixa eu quieta aqui.
- To avisando!
- PUFT
- Aiiiiiii mããe, a cadeira caiu na unha do dedão, tá doendo muito!!!

É aprender com os tropeços, com os roxos na perna, com o coração despedaçado no chão.

- Amiga esse cara está só brincando contigo!
- Claro que não, ele até me apresentou pro irmão mais novo dele.
Depois de uma semana, em meio à madrugada:
- Alô?
- Oi amiga, sou eu... To chorando muito, sabe o Alfredo?

Pena a gente não nascer com um caderninho “Sobre sua vida: Cap 21: Ao completar 21 anos você vai precisar desaprender alguns hábitos, e assumir a conseqüência dos seus atos. Nãos e aproxime de fulana, ande mais com ciclana. Agora vire a esquerda e pronto, você conseguiu encontrar seu lugar ao sol.


Crescer é ir devagar, é dizer não, dizer sim, quem sabe. É cuidar de coisas que a gente nem sabe como começar, e adquirir algo chamado responsabilidade.
É passar a roupa do avesso pra não queimar a estampa, economizar na água e pegar o copo na estante sem a necessidade do banquinho.

É aprender a ser seletivo, é escolher algo pra ser a vida toda, e mudar a parede rosa do quarto por uma cor mais neutra. É ligar marcando horário para o dentista e carregar o guarda-chuva na bolsa.

Talvez crescer seja antes de tudo, autoconhecimento e respeito aos próprios limites. Porque nesse livro chamado vida, usamos muitas vírgulas e reticências, o ponto final a gente tem medo de conhecer.

14 comentários:

Tiago disse...

Oi tica, eu achei engraçada a parte do roxo na perna, fiquei imaginando se fosse um pink ou um amarelo polenta kakakaka...

é os capitulos da vida não são pré-escritos, cada um escreve o seu caminho, e pinta da cor que bem entender... Uns fazem muito bonito, e outros lamentam porque só fazem m****

hehehehe

beijos amor gostei do texto

te amo...

Beijos

Tico

Ronaldo disse...

agradecendo a visita e o comentário em meu blog

té mais

(Marta Selva) disse...

hehe.. se existisse esse caderninho.. ia perder a graça de crescer.
qnd eu fiz 20 anos eu tb pirei
fiquei com raiva pq ninguem me disse q ia ser tao dificil.. fiquei estressada com deus e o mundo.
daih comecei a pensar que.. bleh.. isso so ia me cansar.. e eu tinha que aprender a crescer.. ou.. crescer pra aprender..
e agora.. me sinto mais fortinha...
;*
boa sorte. hehe

ContaPraMarcela disse...

Aaahhh eu ja cai de tanta cadeira na vida Carol!!! E ja tive tanto roxo, rosa, azul, amarelo uahsuahsuhaushahsuahs

Apesar de ser dificil, acho um barato crescer! E ser gente grande é mesmo uma arte... principalmente se agente consegue manter a essencia da infância.

Tu descreveu tudo muito bem.
Te adoro minha flor linda!
Bom restinho de férias!
Beijo

Jaya Magalhães disse...

Eu fico boba em encontrar sempre descrições tão claras das mais diversas situações.

Adorei os exemplos, Carol! Mas o que seria de nós sem os roxos? Sem os choros? Como você disse, é essencial. Só assim aprendemos a enxergar o lado bom. Só assim, crescer vai sendo doloroso, mas depois aprendemos a usar de doses homeopáticas.

Um beijo, minha linda!
:*

-Adoro você, muitão.

P.S.: Eu não canso de indicar teu blog a selos. Tem outro por lá... Rs.

Anônimo disse...

Olá!

Como sempre, seu post está ótimo!
Acabei de postar no meu blog. Aí vim aqui ver o que tinha de novo no seu, e voalá, me deparo com um post de assunto até bem parecido com o que eu estava falando por lá.
Realmente esse caderninho "Sobre sua vida" ia ser bem usufruido, mas acredito que assim a vida não ia ter tanta graça. Claro que ninguém gosta de quebrar a cara, mas é bom quando aprendemos com isso e não quebramos a cara novamente na segunda vez, contornando assim a situação. Ou quando um amigo está passando por uma situação semelhante à alguma que já vivemos e podemos aconselhá-lo do melhor a fazer sobre aquilo.
Seu post está realmente fabuloso! Adorei!

E sobre o comentário que você deixou lá no meu blog, só tenho uma coisa a responder: claro que todo mundo olha alguma coisa não muito cultural! Quem nunca olhou, que atire a primeira pedra, não é mesmo?!
Mas o que você disse é verdade. A TV é uma competição de egos, e vem tudo mastigado mesmo. Mas acho que isso era praticamente inevitável que acontecesse.
Não estou criticando quem olha BBB ou algo do gênero de vez em quando. Nada a ver. Só não acho legal aqueles "viciados" que deixam de encontrar os amigos, por exemplo, para olhar isto.
Obrigada pela visita!

Beijos! Um ótimo carnaval para você.

Ana Nogueira Fernandes disse...

as vezes eu até tento fazer minhas anotaçoes mentais de como fazer pra não quebrar cara outra vezz...
mas no final das contas... puf.

a vida...

eh a vida.

ContaPraMarcela disse...

auhsuahsuhashuas parabens pelo TDB 2008 hehe!

Ah, vc precisa trocar seu selinho kkkkk

Um beijo minha fada linda!

Unknown disse...

Oi Carol...que bacana conhecer tu blog...gostei! E pretendo voltar!
Bjos e um bom fim-de-semana pra vc!
Paulinha

Ana Nogueira Fernandes disse...

eu vim aqui, comentei.. e não deixei teus selos. perdoe esta jovem garota.. aqui vão:

Eu tenho um blog de elite
Esse blog é show de bola
Uma mulher que faz pensar!


não vai te gabar não euheuheuheueh
estão lá na minha parede, pode pegar que são teus.

Anônimo disse...

ahh eu ameiiii!!! proceso dificil esse neh? mas depois de tanta coisa que passamos aprendemos reconhecer que as lagrimas derramados no passado, os erros cometidos foram importante para construirmos o ser que somos hj..

bjuxx

Anônimo disse...

Hahaha muito divertido o diálogo da mãe da filha, parecia eu e a minha mãe! :D

Ok, não existe caderninho, mas existem pessoas que já passaram por essa fase e não acabaram em game over. Por exemplo: você já passou dos 17. Se fosse escrever um caderninho, o que botaria nele?
Adoraria lê-lo ;)

Anônimo disse...

eeei Carol!
eu sou nova nesse negócio de blog, não sei absolutamente nada sobre isso, o meu é bem feinho! (risos)
Vi que você faz publicidade e é a mesma coisa que eu quero fazer... me diz como é isso de publicidade?
será que NUNCA falta criatividade não?
beeijos ;*

Taís Matos disse...

Sabe de uma coisa?
Crescer é muito chato!