terça-feira, 4 de março de 2008

Bicho-papão

  Na sintonia de: O Teatro Mágico - Durma medo meu

Quando era criança, sentia um terrível medo antes de dormir, deixava as luzes acesas e revistava o quarto inteirinho, caso o bicho-papão estivesse embaixo da cama ou dentro do armário.

Os anos passaram, e os medos infantis foram embora. Já consigo dormir com as luzes apagadas e não tenho mais medo de fantasmas vestidos de lençóis brancos. O medo é ainda mais abstrato. Medo de algo que nem sempre sei explicar o que é.

O bicho-papão nem sempre é caracterizado, ele pode ser sutil, e temos que enfrentar várias vezes ao dia. O bicho-papão é o medo de ter medo.
Medo de encontros, desencontros, de perdas, de não encontrar pote de ouro atrás do arco-íris, da solidão.

Os medos são capazes de abstraírem nossas forças, de nos deixar estáticos por anos, ele bloqueia e é altruísta. Como disse Cortázar, o medo enferruja, ele ofusca nossa visão. Ele pode nos apresentar a pior de todas as soluções, que é de ficar parado. Nem direita, nem esquerda, o medo toma proporções gigantes, que nem sempre sabemos como nos livrar dele.

Então, surgem as saídas de emergência, aquela que só o ser humano é capaz de usar, que é a superação. Conseguimos encontrar nesse blecaute, uma lanterna pra nos guiar,uma luz no final do túnel, um rastro indicando como respirar a sensação da liberdade novamente.

Os medos, vão e vem, cabe a nós cantarmos uma canção de ninar pra ele adormecer em um sono profundo dentro de nós mesmos.

10 comentários:

Nando Damázio disse...

Pois é, a gente cresce e os medos mudam .. Os monstros que nos assustavam na infância já não são mais os mesmos !!

Na verdade os de hoje são bem mais assustadores, né ?? rsrs

Abraço !!

Tiago disse...

oi tica eu acho que medo todos temos, uns mais outros menos, como tu falou são diferentes a cada momento, hj se tem medo de reprovar em alguma disciplina, de perder o emprego, a namorada ou algo que se tem carinho e amor.. medos existem mas precisamos enfrentá-los só assim chegaremos lá...

te amo

Tico

(marta silva) disse...

ah medos...medos..
a gnt pensa q o que faz mal eh o bicho papao..
mas na verdade.. eh o MEDO dele que nos prejudica..

Luise disse...

Os medos ... eu ainda tenho um de infancia ; morro de medo de mendigos ... [eu sei q eles não vão fazer nada cmg, bom a maioria]mas é trauma da infancia e hj não passo perto. Beijoss XD

Mile Corrêa disse...

Medo todo mundo tem, mesmo que
seja apenas medo de ter merdo!
O que faz a diferença é a forma
como encaramos nossos medos ou
fugimos deles. O medo pode até
mesmo nos ensinar e contribuir
para o crescimento pessoal, desde
que o mesmo seja enfrentado e
superado =D
Adorei seu texto!
O tema é ótimoo!

Beijinhos :**

Menina Lunar disse...

Como diz Lenine:
Medo, que dá medo do medo que dá.

Lindo texto!
Beijoo

Lorreine Beatrice disse...

os medos fazem a gente crescer, especialmente quando os olhamos de frente.

beijos tesourinho!
sempre bom passar aqui.

Anônimo disse...

Quando era pequena, temia ser o centro das atenções (eu ra muito tímida). Hoje, temo ser esquecida rapidamente...

Thaís Frabetti disse...

Texto ótimo. Nossa, não gosto nem de pensar nos meus medos atuais. Mas infelizmente alguns me perseguem todos os dias. Bom era qdo meu maior medo eram seres da minha imaginação como o bicho papão.
Bjos.

Jaya Magalhães disse...

Eu só lembrei de Renato Russo: o medo de ter medo de ter medo de ter medo. Rs. Quase isso. Mas aqui pra mim, é igual.

E colocar TM como trilha sonora dessa tua história, leva o medo todo embora.

:)

Abração, Carolzita!