terça-feira, 6 de novembro de 2007

Prisão Perpétua

  Na sintonia de: Lulu Santos - Contatos



Era um verão escaldante, mas não pudemos dormir com as janelas abertas, porque era perigoso.
Era uma manhã cheia de orvalhos, mas a gente não viu, porque era perigoso.
Era uma tarde de primavera agradável e colorida, mas não pudemos apreciar as flores porque era perigoso.

Quantas noites tranqüilas, com os bancos fechados, carros estão parados e estrelas e céu enluarado a gente não perdeu, porque é perigoso?Trancar as janelas faz a gente perceber que não vivemos em um conto de fadas.

Dizem que somos livres para ir e vir, mas eu ouço essa frase desconfiada, afinal, não é possível ser livre vivendo com medo. Aliás, esse tal medo nasce conosco e só vai se proliferando conforme a gente cresce.

Liberdade discutível quando eu levo alguns minutos para destrancar a tetra-chave aqui de casa que protege a família. Ou quando eu tenho que enxergar a paisagem lá fora, por grades de ferro.

Desconfio quando ouço barulhos no meio da noite, e quando paro no semáforo com as janelas do carro fechadas, me impossibilitando de sentir o cheiro da noite.
Desconfio essa tal liberdade que nos faz perder momentos mágicos e que temos que pedir licença pra viver. Pra mim, a liberdade não é ver o mundo pelo buraco da fechadura, isso chama-se prisão perpétua.

Podemos ficar horas e horas conversando e questionando esse assunto, ele vem da história, vem da psicologia, vem do humanismo que falta pra tanta gente. Mas enquanto nós cidadãos que pagamos impostos - altíssimos por sinal -, cidadãos que trabalham, estudam e agüentam inúmeras atrocidades, não temos disponível guarda-costas, coletes a prova de balas, alarmes e carros blindados, temos que nos debater, pois as algemas estão conosco, agora só falta alguns políticos nos alcançarem as chaves para sentirmos enfim, essa tal liberdade.

8 comentários:

Tiago disse...

Oi tica, é essa violencia é foda, e cada vez fica pior :~~~~ mais pensa que tudo ainda pode piorar ;~~~~


te amo beijo...

Ana Nogueira Fernandes disse...

ish.. se nós formos esperar pelos governandes estamos lascados.

(Marta Selva) disse...

eh..
essa pscicologia do medo trancafia mais ainda nossos coraçoes dentro de nohs mesmos..
;*

PAPO DE MULHER etc.. disse...

ihhh nem me falaaa..
adorei seu blog! beijo!

Gigis disse...

legal o texto....um sonho meu escrever no fim 1pauta para TDB' ou aparecer na revista...
um dia eu chego lá!
passa no meu...

;*

Jaya Magalhães disse...

Liberdade às vezes parece um ideal tão longe. Quando penso nisso me desanimo bastante. Mas não acho bom depositar nos políticos a esperança para sairmos de traz das grades. Penso que eles já têm essa chave, mas guardam só pra eles mesmo.

Sobre liberdade, eu fico com Marcelo Camelo:

"Perceber aquilo que se tem de bom no viver é um dom
Daqui não, eu vivo a vida na ilusão
Entre o chão e os ares
Vou sonhando em outros ares
Vou fingindo ser o que eu já sou
Fingindo ser o que eu já sou
Mesmo sem me libertar eu vou

É Deus, parece que vai ser nós dois até o final
Eu vou ver o jogo se realizar
De um lugar seguro, seguro
De que vale ser aqui?
De que vale ser aqui?
Onde a vida é de sonhar
Liberdade."

(Liberdade - Marcelo Camelo)

Porque essas letras são reconfortantes, e é tudo que a gente precisa fazer enquanto espera.

Um beijo, moça!
=*

Ana Nogueira Fernandes disse...

tem presentinho pra ti no meu blog!
beijos.

Lorreine Beatrice disse...

isso me lembra aquele trecho da música do Nando Reis... "o que está acontecendo? o mundo está ao contrário e ninguém me falou?"...
amei teu texto, tesourinho

*saudades*