domingo, 8 de março de 2009

Sonhos a kilômetros de distância

  Na sintonia de: Frejat - 3 minutos



- Quando crescer quero ser jogador de futebol.
- Quando crescer quero ser bailarina.


Talvez a palavra de ordem seja Futuro, na minha opinião a palavra de ordem é EDUCAÇÃO. Não a educação que encontramos no dicionário, aquela ao pé da letra. A educação que é a escada pra jovens se tornarem aquilo que sonharam se tornar. De planos mentalizados saírem das nuvens e viverem a doce realidade.

Pais culpam professores, que culpam as escolas, que culpam o governo estadual, que culpam o federal, que culpam o passado. E a bola de neve continua, as vítimas sonhadoras esquecem como se sonha e se trancafiam na realidade pra todo o sempre.

Dia desses minha mãe que é diretora de uma escola municipal pegou o carro, subiu um alto morro e foi até a casa de um garoto que está prestes a deixar de sonhar, ele que não tem pais, é “cuidado” pelos avós, minha mãe pediu para ele voltar pra escola, concluir o ensino fundamental para conseguir um bom emprego futuramente. O garoto não deu muita bola, mas ouviu tudo atentamente.

Depois de duas semanas das aulas iniciadas, o garoto rondou a escola e timidamente pediu pra minha mãe se podia retornar aos estudos.

Enquanto políticos discutem banalidades, milhares de crianças estão nesse exato momento perdendo a última de chance pra mudar o seu futuro. Jogadores de futebol, bailarinas, aeromoças, bombeiros, muitos farão parte apenas de um sonho, sonhos distantes em morros, praças e periferias que nem o gps vai encontrar.

“Eu não tenho nem mais 1 segundo pra você
Eu não tenho a cabeça no lugar pra te dizer
A gente acha o que procura
Existe sempre um outro alguém”.

Frejat

8 comentários:

Marília Gehrke disse...

Acho que não existe futuro sem educação, são palavras interligadas.
A verdade é que todo mundo passa a responsabilidade adiante, mas ninguém assume a mesma.
Tsc Tsc.
=***

Anônimo disse...

Muito bom o texto, bem verdadeiro...é triste saber que tem tantas pessoas desistindo de seus sonhos porq alguem nao quer assumir a responsabilidade!

Bjoks

Willian A. Provezi disse...

pois é carol! infelizmente essa nossa realidade é cruel... o que ameniza um pouco e nos deixa otimistas é que ainda se sonha e ainda se corre atrás de sonhos... mas "eles" podiam facilitar um pouco a vida, né?!?...rs

bjs

Alessandra Castro disse...

Poucos são akeles que conseguem viver sem livros. Viver é mais complicado, sobreviver é outra coisa.

(marta silva) disse...

esa questao da educaçao eh algo sempre complicado. acho q a gtn precisa de gnt realmente apaixonada por educaçao, por crianças, por futuro-melhor, pq enquanto se formarem professores descontentes.. vai sempre ficar dificil.
enfim
;*, lindo como sempre

Anônimo disse...

Lindo texto, lindo blog! Encontrei o link no site da Capricho, parabénss :D Bjus

tha disse...

encontreii seu blog no TDB , amei o texto bem sincero e lindo , diz tudo pq no final pode até haver ecessoes mais não existe futuro sem educaçao !
bjinhos !

Muri. disse...

Eu acredito no seu sonho.
E a história é bem familiar! rs.

Os melhores textos são seus! ;*